Na última semana de agosto a Pós-Doc Mirlene Simões, apresentou as ações do INCT-caleidoscópio para os professores, coordenação pedagógica e direção da escola estadual Barão Geraldo, em Campinas/SP. O convite foi feito pela coordenadora pedagógica da escola, a Profa. Magda Otacílio, para que os docentes e equipe pudessem conhecer as atividades desenvolvidas pelo INCT. Além disso, foi apresentado à todos, as bolsistas de Iniciação Científica júnior, estudantes do ensino médio, que farão parte do programa de bolsas do INCT – Observatório Caleidoscópio com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A discussão sobre equidade de gênero nas ciências foi proveitosa, os professores presentes se entusiasmaram com a proposta do INCT, por meio de sua Incubadora Social Feminista em processo de construção na Unicamp, e reconheceram a necessidade de atividades de ensino e extensão para que mais jovens/mulheres ingressem nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática, campos do saber que são estratégicos para o mundo em que vivemos, de predominância da vida digital, chegada decisiva da Inteligência Artificial e, ao mesmo tempo, com a proximidade cada vez maior de calamidades advindas dos efeitos da crise climática.
Foi aberto pela direção da escola a possibilidade de apresentarmos, em outras oportunidades, as pesquisas realizadas pelo INCT, para que possam ser objeto de discussões dos professores em sala de aula.

As bolsistas de iniciação científica júnior (ICJ), após seleção na escola, começaram as atividades de pesquisa em agosto junto à coordenação sul-sudeste do Observatório Caleidoscópio, sob responsabilidade da pesquisadora Karla Bessa (vice-coordenadora do INCT-Caleidoscópio) e da pós-doutoranda Mirlene Simões.
