Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Na última semana de agosto a Pós-Doc Mirlene Simões, apresentou as ações do INCT-caleidoscópio para os professores, coordenação pedagógica e direção da escola estadual Barão Geraldo, em Campinas/SP. O convite foi feito pela coordenadora pedagógica da escola, a Profa. Magda Otacílio, para que os docentes e equipe pudessem conhecer as atividades desenvolvidas pelo INCT. Além disso, foi apresentado à todos, as bolsistas de Iniciação Científica júnior, estudantes do ensino médio, que farão parte do programa de bolsas do INCT – Observatório Caleidoscópio com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A discussão sobre equidade de gênero nas ciências foi proveitosa, os professores presentes se entusiasmaram com a proposta do INCT, por meio de sua Incubadora Social Feminista em processo de construção na Unicamp,  e reconheceram a necessidade de atividades de ensino e extensão para que mais jovens/mulheres ingressem nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática, campos do saber que são estratégicos para o mundo em que vivemos, de predominância da vida digital, chegada decisiva da Inteligência Artificial e, ao mesmo tempo, com a proximidade cada vez maior de calamidades advindas dos efeitos da crise climática. 

Foi aberto pela direção da escola a possibilidade de apresentarmos, em outras oportunidades, as pesquisas realizadas pelo INCT, para que possam ser objeto de discussões dos professores em sala de aula.

Apresentação das meninas que receberam a bolsa de iniciação científica

As bolsistas de iniciação científica júnior (ICJ), após seleção na escola, começaram as atividades de pesquisa em agosto junto à coordenação sul-sudeste do Observatório Caleidoscópio, sob responsabilidade da pesquisadora Karla Bessa (vice-coordenadora do INCT-Caleidoscópio) e da pós-doutoranda Mirlene Simões. 

,

Ir para o topo