Conteúdo principal Menu principal Rodapé

A pesquisadora Mirlene Simões, pós-doutoranda vinculada ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Caleidoscópio (INCT Caleidoscópio) e ao Núcleo de Estudos de Gênero Pagu, da Unicamp, participou da audiência pública realizada no Senado Federal que discutiu a criação da Rede de Observatórios da Mulher no Brasil.

A abertura contou com a participação da senadora Augusta Brito, da senadora Leila Barros, da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, da diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, e da ministra Maria Elizabeth Rocha, presidente do Superior Tribunal Militar.

Audiência pública realizada no Senado Federal que discutiu a criação da Rede de Observatórios da Mulher no Brasil.

A sessão foi presidida pela senadora Augusta Brito (PT-CE) e reuniu representantes de mais de 50 observatórios de diferentes estados. Estiveram presentes na mesa as coordenadoras do Observatório Brasil pela Igualdade de Gênero (Ministério das Mulheres), do Observatório Nacional da Mulher na Política (Câmara dos Deputados), do Observa Minas (Fundação João Pinheiro – MG) e do Observatório da Mulher contra a Violência (Senado Federal).

Durante a audiência, foi apresentada uma proposta de lei para a constituição oficial da Rede de Observatórios da Mulher. A senadora Augusta Brito convocou os observatórios presentes a contribuírem com o debate, no sentido de construir de forma colaborativa uma carta-proposta que fundamente a criação da Rede.

No dia seguinte, o Observatório da Mulher contra a Violência do Senado Federal promoveu o Encontro Nacional de Observatórios da Mulher. Representando o INCT Caleidoscópio, participaram Mirlene Simões e a professora Tchella Maso, da Universidade de Brasília (UnB). Ao final do encontro, ficou acordada a elaboração de uma carta-proposta coletiva, com previsão de uma nova reunião, a ser realizada no final de julho, para conclusão do documento.

Encontro Nacional de Observatórios da Mulher promovido pelo Observatório da Mulher contra a Violência

A presença do Observatório INCT Caleidoscópio neste processo reforça o papel da pesquisa científica no enfrentamento das desigualdades de gênero e na articulação entre instituições acadêmicas e políticas públicas em âmbito nacional.

Assista a Audiência Pública em
https://www.youtube.com/live/tyfCcE759Js?si=E0lfNTvZW7mE_ody

Ir para o topo