Plataformas Abertas

Banco de dados sobre o trabalho das mulheres – Fundação Carlos Chagas (FCC)

Banco de informações sobre o trabalho das mulheres no Brasil, que contém séries históricas a partir de 1970, com estatísticas sobre o crescimento do trabalho feminino, a relação entre a família e o trabalho feminino, escolaridade e trabalho, o lugar ocupado pelas mulheres no mercado de trabalho e a qualidade do trabalho feminino, apresentadas em forma de tabelas, acompanhadas de textos explicativos e de notas metodológicas.

Censo da Educação Superior – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)

Apresenta o número de inscritos, matriculados e concluintes de cada curso do país, com recortes de gênero

Mestres e Doutores – Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE)

Levantamento de Mestres e Doutores no país de 1996 à 2021, com diversos recortes disponíveis

Painéis de Dados – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Reúne diversos painéis interativos de dados abertos referentes à gestão pública da pesquisa científica no país, os quais permitem realizar buscas com diferentes filtros e gerar gráficos e mapas.

Apresenta o investimento em CTI realizado pelo CNPq

Apresenta os dados de submissão e aprovação de bolsas PQ ao longo do período de 2013 a 2023

O Mapa de Fomento em Ciência, Tecnologia e Inovação fornece uma fotografia do fomento atual do CNPq. Além do número total de projetos ou de bolsas vigentes em cada uma das 13 dimensões disponibilizadas, é possível identificar quais são os pesquisadores vinculados a um determinado projeto e ainda acessar, de forma rápida e simples, o Currículo Lattes de cada bolsista e pesquisador apoiado.

Os dados disponibilizados são fundamentais para a análise sobre a dimensão e distribuição da demanda por recursos para fomento à pesquisa solicitados ao CNPq, bem como a capacidade de atendimento dessa demanda pelo Órgão. As estatísticas disponíveis abrangem as etapas de demanda e atendimento de bolsas e auxílios, incluindo a quantidade e valores da demanda bruta e atendida. Esses números oferecem insights importantes sobre a distribuição geográfica, áreas do conhecimento mais demandadas, instituições beneficiadas, entre outros aspectos relevantes (dados a partir de 2006).

Apresenta relação de formação e atuação dos cientistas brasileiros utilizando a plataforma Lattes como referência. Reúne dados extraídos dos currículos dos quase um milhão de mestres e doutores, cadastrados na Plataforma Lattes, e que atualizaram seus currículos nos últimos 5 anos.

Plataforma Acácia – Genealogia Acadêmica do Brasil

Concebida por um grupo de pesquisadores atuantes na área de Cientometria da Universidade Federal do ABC (UFABC), com o intuito de documentar as relações formais de orientação no contexto dos programas de pós graduação brasileiros.

RAIS Estatístico – Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)

Acesso a dados do mercado de trabalho, emprego e renda (usuário: basico senha: 12345678)