Está aberta a chamada para submissão de resumos para o “I Seminário Internacional Gênero em Disputa”, organizado pelo Núcleo de Estudos de Gênero Esperança Garcia (NEG/UFABC).
O evento ocorrerá de 4 a 6 de agosto de 2025 no campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC.

O gênero está em disputa. É uma categoria que causa problemas, que gera polêmica. Por um lado, todo um setor político identificado com a extrema-direita, que avança a passos largos em todo o planeta, entende que o gênero faz parte do que eles chamam de ideologia, uma espécie de mentira que encobre a verdade de um mundo binário, heterossexual, patriarcal e colonial. As teorias feministas, queer/cuir, teorias raciais críticas e propostas radicais em geral são alvo de ataques desse espectro político.
Por outro lado, também não há consenso dentro das teorias feministas, dos campos progressistas e de esquerda sobre o que significa a categoria de gênero, o que ela implica ou como ela funciona. Tampouco em alguns desses círculos são dadas a atenção e a centralidade que tais temas ocupam na vida concreta e cotidiana das pessoas. Modulado pelas fronteiras disciplinares e pelas diversas propostas teóricas e políticas, o gênero assume diferentes formas e definições, além de estar associado a diferentes problemas e discussões.
É nesse cenário de disputa que se evidencia a necessidade de diálogos, compreensões e construções em torno dos sentidos do gênero. Para contribuir com a construção coletiva de conhecimento e de estratégias de luta e de resistência, o Núcleo de Estudos de Gênero Esperança Garcia convida a todas, todos e todes para o I Seminário Internacional Gênero em Disputa, que ocorrerá nos dias 4, 5 e 6 de agosto de 2025 na Universidade Federal do ABC, campus de São Bernardo do Campo.
O Seminário Internacional Gênero em Disputa contará com 21 eixos temáticos para submissão de trabalhos:
1 Feminismos negros: diálogos transnacionais sobre gênero, raça e sexualidade
2 Comunicação, Feminismos e Gênero
3 Masculinidades plurais: das margens ao centro
4 Teoria crítica feminista: perspectivas do norte e do sul
5 Extensão, Feminismos e contra-colonialidade
6 Identidades e sexualidades dissidentes: Discutindo ativismos e resistências
7 Relações Internacionais, feminismos e gênero
8 Gênero e diversidades em CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática)
9 Territorialidades, planejamento e gênero
10 Gênero e natureza em disputa
11 História das mulheres e dos feminismos latinoamericanos sob uma ótica de gênero
12 Trabalho, gênero e reprodução social
13 Gênero e política
14 Maternagem e Parentalidades: cuidado, famílias e políticas públicas
15 Corpo, Identidade e Sexualidade – Interseccionalidades entre Gênero e Deficiência
16 Gênero, saúde e menstruação: a transdisciplinaridade para enfrentar desafios globais sobre corpo, desigualdades e acesso a direitos fundamentais
17 Gênero, Sexualidade e Violência
18 Gênero e educação
19 Identidades dissidentes: diversidade sexual e de gênero entre povos e comunidades tradicionais, minorias étnicas e culturas não-ocidentais
20 Feminismos e agroecologia
21Biopolítica, Justiça Reprodutiva e Sexualidade
Para mais informações sobre o I Seminário Internacional Gênero em Disputa, acesse o site do NEG/UFABC!