Na segunda-feira, 31 de março, aconteceu o 1° encontro da rede de observatórios sobre mulheres. O evento foi organizado pelo Grupo de Pesquisa Estado, Gênero e Diversidade (Egedi) da Fundação João Pinheiro (FJP) e teve transmissão pelo canal da FJP no YouTube. Acesse aqui para assistir o debate.
Esse encontro teve como objetivo promover um espaço de troca de conhecimentos e experiências entre os observatórios, e propor a construção de uma rede de observatórios. Cada observatório apresentou sua experiência, destacando suas práticas, potencialidades e os desafios enfrentados.
O INCT Caleidoscópio – Observatório Sul Sudeste foi apresentado pela Profa. Margaret Lopes, com destaque para as ações que estão em desenvolvimento pelo INCT, assim como seus objetivos e pesquisas desenvolvidas.

O encontro foi organizado em dois momentos: observatórios vinculados às esferas públicas estadual e federal (departamentos, secretarias, ministérios, câmaras legislativas e senado federal) e um outro momento com os observatórios estruturados a partir das universidades.
O debate foi profícuo e como desdobramento foi organizada uma comissão para estruturação da rede de observatórios, com a tarefa de reunir mensalmente a rede de observatórios e propor agendas compartilhadas.
Participaram deste primeiro encontro, quatorze observatórios. Abaixo segue os nomes e os respectivos links de acesso aos seus sites:
Observatório Brasil da Igualdade de Gênero – Governo Federal
Observatório da Mulher contra a Violência – Senado Federal
Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP) – Câmara Federal
Observatório Maria Beatriz Nascimento – Governo SE
Observatório Mulher – Governo ES
Observatório da Violência contra a Mulher e Feminicídio do DF – Governo DF
Observatório da Violência Contra a Mulher SC – ALESC
Observatório de Violência de Gênero – MPAC
Observatório Ministério Público do Acre
Observatório Mulheres da UFSCar
Observatório dos Direitos das Mulheres dos Vales Jequitinhonha e Mucuri
Observatório de Gênero e Diversidade na América Latina e Caribe – UNILA
INCT Caleidoscópio Observatório Sul-Sudeste
