
Na segunda-feira, dia 18 de agosto de 2025, às 14h, o Observatório Caleidoscópio – Nucleação Sul-Sudeste dará início à terceira edição do Seminário do Observatório Caleidoscópio.
Com quatro edições mensais e on-line, o projeto continua a abordar trajetórias e indicadores da presença das mulheres e suas múltiplas interseccionalidades na ciência, na carreira docente e na gestão das instituições de ensino, além das políticas e mecanismos de enfrentamento das violências de gênero nas universidades, entre outros temas.
Neste semestre, as datas do Seminário são as seguintes: 18 de agosto (segunda-feira), 23 de setembro (terça-feira), 22 de outubro (quarta-feira) e 5 de dezembro (sexta-feira).
As inscrições para participantes são gratuitas e abertas a todas as pessoas pelo link: https://inscricoes.ufsc.br/3-seminario-caleidoscopio. Para facilitar a emissão de certificados, recomenda-se que a inscrição seja feita pelo ID UFSC (caso não tenha cadastro no ID UFSC, recomendamos realizá-lo). Outra opção é inscrever-se através da plataforma gov.br.
No primeiro encontro deste segundo semestre de 2025, a pesquisadora Ruth Helena Cristo Almeida, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), irá falar sobre o racismo ambiental e mulheres rurais no contexto da COP 30. Em seguida, a pesquisadora Lidia Maria Vianna Possas, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp-Marília), irá abordar a “Emergência da temática Violência no Espaço Acadêmico: historicidades, avanços e recuos”.
Espaço de divulgação científica e diálogo sobre pesquisas
O Seminário do Observatório Caleidoscópio é uma proposta de divulgação científica onde pesquisadoras/es que trabalham com as duas principais linhas de investigação do INCT Caleidoscópio são convidadas a apresentar suas pesquisas e, posteriormente, abre-se espaço para o diálogo.
A primeira linha, que representa a Nucleação 1 do Observatório Sul-Sudeste, contempla pesquisas sobre indicadores de gênero e interseccionalidades na ciência, trajetórias de cientistas e desigualdades diversas nos diversos campos da ciência.
A segunda linha, da Nucleação 2, aborda pesquisas sobre políticas, mecanismos e estratégias de enfrentamento das desigualdades de gênero e interseccionalidades nas instituições de ensino superior, contemplando também o enfrentamento aos assédios, violências e outras opressões no âmbito universitário.
Os encontros são abertos a todas as pessoas interessadas e ocorrem sempre das 14 horas às 16 horas, sendo o dia da semana intercalado mensalmente para que mais pessoas possam estar presentes. Participantes que realizarem a inscrição no link terão direito ao certificado de participação em Projeto de Extensão pela UFSC.
Acesse a programação completa aqui.
Outra forma de acompanhar as apresentações do Seminário, é pelo Youtube. Após cada edição, o vídeo das pesquisadoras é colocado no canal do INCT Caleidoscópio para que todas as pessoas interessadas possam acessar.
Confira os vídeos das apresentações das edições anteriores do Seminário do Observatório aqui.
Também são publicadas matérias sobre as pesquisas aqui no site do Observatório e divulgado trecho da apresentação no nosso perfil do Instagram.
Confira a programação do semestre:
18/08/2025 (segunda-feira):
14h – “Racismo ambiental e mulheres rurais no contexto da COP 30” – Ruth Helena Cristo Almeida – Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
15h – “Emergência da temática Violência no Espaço Acadêmico: historicidades, avanços e recuos” – Lidia Maria Vianna Possas – Universidade Estadual de São Paulo (Unesp-Marília)
23/09/2025 (terça-feira):
14h – “Germaine Tillion: cientista engajada ‘avant la lettre'” – Miriam Pillar Grossi – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
15h – “Mulheres nas Geociências: diagnóstico das desigualdades e ações de enfrentamento” – Talita Gantus Associação Brasileira de Mulheres nas Geociências (ABMGeo)
22/10/2025 (quarta-feira):
14h – “Assédio sexual nas universidades: reflexões sobre o Projeto Europeu UNi4Equity” – Sofia Neves – Universidade da Maia (UMaia – Portugal)
15h – “Um mergulho na história das mulheres nas ciências do mar no Brasil” – Rozane Valente Marins – Universidade Federal do Ceará (UFC)
05/12/2025 (sexta-feira):
14h – “Políticas e ações institucionais de enfrentamento ao assédio nas universidades federais brasileiras” – Betânia Barros Lourenço e Diego Costa Mendes – Universidade Federal de Viçosa (UFV)
15h – “Análise Interseccional na Prática: Identificando Desigualdades Invisibilizadas” – Rebeca Feltrin – Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz)