Com sede na Universidade de Brasília, a Nucleação Centro-Oeste do INCT Caleidoscópio articula núcleos e laboratórios de pesquisa de IES da região, organizando suas atividades em ações do Observatório Caleidoscópio e da Incubadora Centro-Oeste do INCT. No âmbito dessas ações, articula suas iniciativas de pesquisa, extensão e comunicação científica.
Observatório de Indicadores de Violências e Vulnerabilidades
Na Nucleação Centro-Oeste, nossas atividades visam mapear a presença e permanência de mulheres indígenas nas universidades, começando pelo Centro-Oeste, e posteriormente ampliando para o território nacional. As investigações buscam saber quem são as mulheres indígenas nas universidades, em que áreas elas atuam, quais são temáticas das dissertações e teses defendidas.
Guiado pelo objetivo de contribuir para a construção de políticas públicas específicas, uma das atividades do Observatório na nucleação Centro-Oeste é o mapeamento de teses e dissertações defendidas por indígenas mulheres e LGBT dissidentes, identificando quem são, em que áreas científicas atuam e quais produções acadêmicas desenvolveram, buscando atuações de professoras e/ou estudantes de graduação e pós-graduação em universidades públicas.
Esse propósito se aplica na parceria com a rede Arandu (Rede Colaborativa de Pesquisa Povos Indígenas, Gênero e Sexualidade), em que são mapeadas situações de violência e insurgência em relação à população indígena LGBTQIAPN+. Vinculada à nucleação Centro-Oeste do INCT Caleidoscópio, a rede Arandu prima por uma perspectiva interseccional e transversal, a fim de reconhecer e articular as vivências e experiências marcadas por gênero, sexualidade, raça e etnia.
A rede Arandu (Rede Colaborativa de Pesquisa Povos Indígenas, Gênero e Sexualidade) mapeia violências e insurgências que atravessam os povos originários, especialmente a população indígena LGBTQIAPN+ por uma perspectiva interseccional e transversal. Para conhecer mais a rede Arandu, acesse o documento que descreve a rede.
Com o apoio do INCT Caleidoscópio e como parte de sua nucleação Centro-Oeste, a rede dedica-se à produção de podcasts, cursos e seminários com mulheres e pessoas indígenas LGBTQIAPN+, compartilhando experiências, saberes e vivências.
Incubadora Social da Nucleação Centro-Oeste do INCT Caleidoscópio
Na Nucleação Centro-Oeste são incubados projetos de pesquisas orientados por temáticas definidas nos GT da nucleação e pela Rede Arandu.
Grupos Temáticos (GT)
As ações da Incubadora Social da Nucleação Centro-Oeste do INCT Caleidoscópio são desenvolvidas em grupos temáticos, e propostas de projetos podem ser enviadas pelo e-mail da secretaria acadêmica do INCT (inct.caleidoscopio@unb.br) destacando o interesse em um ou mais GT.
Propostas podem ser realizadas de modo articulado com a rede Arandu, ou orientadas pelos seguintes grupos temáticos e linhas de trabalho apresentadas a seguir:
- Desigualdades de gênero e sexualidade nos ambientes organizacionais das IES;
- Direitos de povos indígenas e tradicionais, interseccionalidade e acesso às IES;
- Histórias e memórias de mulheres: educação e visibilidade;
- Interseccionalidade e segregação urbana no acesso à educação média e superior;
- Interseccionalidade, violência e assédio nas IES;
- Maternidade na vida acadêmica;
- Privação de liberdade e acesso a políticas educacionais;
- Saúde das mulheres nas IES;
- Tecnologias de enfrentamento a racismos em escolas e IES.
Política de Transferência de Conhecimento e Comunicação Científica Feminista
As ações nesse contexto são propostas com intuito de sensibilizar a sociedade e futuras gerações para a importância das mulheres e múltiplas identidades de gênero nas ciências e para o impacto das ciências na melhoria das condições de vida dessas pessoas e coletivos. Essa atuação se concretiza na produção de conteúdos em diferentes formatos — boletins, vídeos, podcasts, cartografia, artigos — abordando temáticas relacionadas a violências, desigualdades e insurgências de gênero e sexualidade no contexto educacional.
Incidência sobre Políticas Públicas
Os projetos podem elaborar ações para promover tecnologias sociais, cadernos de orientação, guias e cartilhas educativas como subsídios para políticas públicas, especialmente aquelas voltadas a pessoas em situação de vulnerabilidade por sua condição interseccional. Isso é feito com o estabelecimento de parcerias com secretarias, ministérios e outros atores públicos, visando fortalecer políticas voltadas à equidade de gênero e ao enfrentamento das desigualdades.
A Nucleação Centro-Oeste do INCT Caleidoscópio é coordenada na Universidade de Brasília pelas professoras Viviane de Melo Resende, do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Maria Carmen Aires Gomes, do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Tchella Maso, do Instituto de Relações Internacionais, e Jacqueline Fiuza, do INCT Caleidoscópio/CNPq.
Nossas atividades podem ser acompanhadas pelas páginas de Notícias do nosso site e pelo nosso Instagram @inctcaleidoscópio.